31 julho 2009

Chegamos em Palhoça, apenas 100km da saída...

Foi complicado pra sair de Brusque cedo, acabamos saindo 4 horas da tarde, pegamos muita chuva e um trânsito intenso e congestionado, andamos muito devagar, levamos duas horas pra fazer 100km.

Esperamos que amanhã melhore o tempo, chegamos no hotel com os pés encharcados, a roupa protegeu mas as botas estão ensopadas.

Vou ter que comprar alguma coisa amanhã pra remediar isso, espero encontrar algo.

Acabamos de pedir uma pizza, calabresa, portuguesa e chocolate branco, num quarto com ar quente pra tentar secar as botas, hehe.

Viagem ao Rio Grande do Sul - 830km


Hoje a tarde iremos sair para o Rio Grande do Sul, um passeio de 830km de ida + 830km de volta, parece que sairemos embaixo de chuva, espero que a chuva seja fraca ou que pare pelo caminho.

Neste momento está marcando 0ºC em Pelotas, nosso destino, vai ser um frio de rachar.

Espero comer um bauru do Sanata.

Estamos indo bem agasalhados, espero que seja o suficiente.

Vou testar o software que desenvolvi para radiografar a viagem, em termos de velocidade média, consumo médio de combustível, distância entre postos. Será um teste para a viagem do ano que vem à Ushuaia, pois lé é frio, neve, longe e muito mais duro o trajeto.

Amanhã posto os primeiros resultados e as primeiras fotos.

fui...

09 julho 2009

Viaje com a gente...

Sempre me perguntam porque vou de moto e não de carro, tento responder, mas... como convencer alguém de que viajar em cima de uma moto, se molhando na chuva,
passando frio em lugares gelados ou
derretendo embaixo do sol, de modo desconfortável e com pouca bagagem,
não é mais barato ou mais rápido do que de carro, estatisticamente é mais perigoso, então...
só anda de moto quem é apaixonado por aventura e liberdade!




Descubra paisagens, visualize os mapas de cada roteiro que coloquei no Google Maps, as fotos em slideshow, dicas de hospedagem, gastronomia, curiosidades, equipamentos, vestuário, documentação, etc...

Tenho como objetivo conhecer a América do Sul de moto nos próximos 5 a 10 anos, a cada oportunidade estarei conhecendo e postando sobre uma localidade diferente, a medida que for me especializando, passarei dicas, despesas, distâncias, pontos interessantes, etc...
Sempre que tiver oportunidade estaremos evangelizando e falando do amor do nosso Deus e suas maravilhas em nossas vidas.
Postem seus comentários e contribua para termos muita informação disponível para qualquer motociclista, vamos trocar idéias, apresentar opções, queremos aprender tanto quanto repassar o que aprendemos a cada passo.

Nos menus acima e nos links laterais estão todas as informações do site.

conhecendo eXTremos da América do Sul

07 julho 2009

5) Ushuaia / 2010 - Documentação


Documentos Necessários:
- Documentos da Moto em seu nome
(se estiver em nome de outro, ou alienada ao banco, ver mais abaixo)
- Carta de Habilitação
Essa é uma dúvida, se é realmente necessário esse documento, pode-se tirar no CIRETRAN/DETRAN e já teve quem tirou no Car Clube do Brasil de São Paulo por uma taxa bem menor, segundo minhas pesquisas na net, a ninguém que foi a aos países vizinhos foi solicitado esse documento.

---Car Clube do Brasil-R$ 60,00 com validade de um ano.
---SP - Rua Abílio Soares, 233 Cjs. 42-43, Paraíso - São Paulo, SP Tel.:(55) 11 ------3884-1799 / 11 3884-1147
- Carta Verde (seguro internacional para terceiros)
É um documento necessário para se fazer essa viagem, pode-se fazer diretamente nas aduanas, em horário bancário e corre-se o risco de ser feriado, pode ser tirada no Brasil em alguns locais,

---Magna/Curitiba-PR- (41) 3322 0388 falar com Leonor. Cotação USD 93,21

---All Rider/São Paulo-SP - (11) 3045 0643 falar com Teresa (Teca)
Cotação USD 46,00 para 30 dias (dolar do dia)

- Carteira de Identidade (para os paises do Mercosul e Chile é suficiente).

Documentos Teoricamente Necessários (o risco de não levar é de cada um)

- Autorização do banco (ou de terceiro)
para sair do país com a moto, se esta estiver alienada ou em nome de terceiro. Autenticada em cartório, etc.
Os consulados orientam para se consularizar (registrar no consulado) estes documentos.
No consulado do chile a taxa é de R$ 29,00 (fone 11 - 3284 2044).
O consulado da Argentina não me respondeu.
No site do Ministerio das relações exteriores do Brasil, não especifica se é necessário para o Uruguai.

- Passaporte (realmente não é necessário). Identidade basta.

- Carteira Internacional de Habilitação (o nome certo é Permissão Internacional Para Dirigir). Oficialmente exigido, mas nunca solicitado.
Pode ser tirado diretamente nos Detrans ou Ciretrans de onde voce tirou a carteira normal (no estado de SP nas Ciretrans). O preço varia de um estado pra outro.
Em SP, é de cerca de R$ 163,68.

4) Ushuaia / 2010 - Roupas/Vestuário


Básico:
1) Conjunto de jaqueta e calça de cordura impermeável, com forro térmico destacável;
2) Botas impermeáveis;
3) Luvas com proteção;
4) Capacetes com intercomunicador (piloto & garupa);
5) Protetor de coluna;
6) Protetor de pescoço;
7) Balaclavas;
8) Óculos de sol.







Frio e Chuva:
1) Segunda pele (conjunto de calça, blusa e luva marca solo, tipo x-thermo ou x-power);
2) Casaco corta-vento (anorak);
3) Blusa de fleece (camada intermediária);
4) Luvas impermeáveis;
5) Conjunto de chuva com polainas;
6) Cachecóis e meias de lã;
7) Balaclavas de neoprene.

3) Ushuaia / 2010 - Equipamentos


Mecânico em Ushuaia
Honda Duarte
Rua San Salvador, 109 - Ushuaia - Fones: 02901-440291 ou 02901-15617451

Equipamentos:

Bolha: proteger do vento, chuva, poeira, neve, etc...
Pedaleira: conforto ao piloto por alongar as pernas;
Protetor de Manete;
Protetor de Punho;
Protetor de Motor;
Plug Automotivo: acendedor de cigarro para ligar GPS;
Suporte para GPS;
Suporte para Câmera fotográfica;
GPS;
Termômetro Digital;
Mala Tanque;
Porta Ferramentas;
Alforjes: bolsas laterais praticas para bagagens de até 2 pessoas.
Suporte para alforjes: evita estragar as laterais da moto;
Bauleto: auxilia na bagagem e na distribuição do peso;
Protetor para mãos: útil na chuvas e na neve;
Banco Erê;
Almofadas de Gel;

Ferramentas:
EQUIPAMENTOS DE MANUTENÇÃO OU DE EMERGÊNCIA:
1) Spray reparador de pneus;
2) Compressor para encher pneus;
3) Rapsol e óleo 90 para lubrificar corrente e pinhão;
4) Ferramentas adicionais (a chave que retira a roda dianteira não vem no kit da XT660);
5) Câmaras de ar sobressalentes;
6) Lâmpadas para farol e pisca sobressalentes;
7) 2 metros de arame flexível;
8) 10 metros de corda;
9) Fita adesiva "silver tape" da 3M;
10) Adesivo a base de epóxi;
11) Barraca de 2 ou 3 lugares;
12) Cabo para chupeta da bateria; e
13) Lanterna

2) Ushuaia / 2010 - Dicas 1

---------------------------
Resposta e-mail Martinez - Ushuaia - Dez/2008

"Oi BlackDog,

Obrigado por entrar em contacto, é um prazer repartir as experiências ou mesmo trocar idéias sobre viagens.
Agora estou com pouco tempo, mas vou ler seu blog inteirinho mais tarde, daí posso trocar mais idéias.
Mas vou tentar responder sobre as que voce está me perguntando:
Questão 1 - Sobre ferramentas - depende do quanto vocè entende de mecânica. Não adianta levar muito se voce não sabe fazer muito, mas sempre tem alguém que sabe mais que a gente, portanto vale a pena pelo menos o essencial. Eu nem levo o kit original, porque a qualidade é muito baixa, quando precisa acaba não dando certo. O que voce pode fazer é montar um jogo básico: Alicate bom, alicate de bico fino, jogo de chaves fixas (veja quais tamanho de porcas tem nas suas motos, não precisa levar o jogo inteiro. Veja inclusive (esta é a mais importante), as pra tirar as rodas em caso de furo no pneu. Procure levar ferramentas boas e pequenas (pra não pesar). Eu levo um jogo de chaves de boca (só um cabo e várias bocas). Leve fita silver tape (importada, das boas), vários engasga gato (de nailon, pra amarrar), corda (pra puxar uma moto) e fusíveis de reserva. Eu levo também um jogo pra conserto a frio de pneus (o meu é sem camara), mini tubos de co2 comprimido e uma bomba (boa) de encher pneu de bicicleta. (ufa....) Cabe tudo embaixo do banco. Não exagere. Como voce vai em grupo, pode ser dividido o peso. Cada moto tem que ter as ferramentas que sirvam especificamente pra ela, o resto pode ser em comum.
Questão 2- customs no rípio - não tem problema, elas são piores que uma off road, mas rípio não é trilha e sim uma estrada cascalhada, com certeza voces vão andar num ritmo um pouco menor que se fosse uma KTM, mas passa tranquilo. Pense numa velocidade de 60km/h, andando na boa. O pior [e achar que aquela pedraiada vai estragar a moto, portanto, se puderem evitar o rípio, fica uma viagem mais tranquila.
Questão 3 - sim, dá pra ver o que é rípio e o que não é no mapa, mas tem que ser um mapa bom. Os da 4 rodas são uma porcaria. Voce pode comprar um bom na livraria saraiva, p.ex. Eu vou ver em casa a marca do meu e te falo. É excelente e bem detalhado. Tem uns sites também, com mapas e detalhes, mas um mapa impresso é melhor. Vc pode tirar umas cópias pra rabiscar e usar no dia a dia e levar o original pra consultar com mais tranquilidade.
Questão 4 - cuidado com combustível. Qual a autonomia das motos que voces vão? Me passe que dou umas dicas de onde abastecer. Depois vou ver seu roteiro e se quiserem posso dar uns palpites. "

-------------------------------
Relato do Martinez no clubeXT600 - 11/03/2009

Primeiro Ponto: Cambustível não tem problema, desde que voce abasteça sempre que der (50 a 100 km). Num mapa bom, tem todas as currutelas e sempre tem gasolina.
Os preços são altos, pela desvalorização do real. Mas mesmo assim, mais baixos que no Brasil. Tem a comum, a Super e a Fangio, tirando a comum, as outras são muito boas. Não consegui sentir diferenças, as condições variavam muito.
Só tive problema com Petrobrás batizada. Prefira os YPF. Outro ponto, quanto mais pra baixo, mais subsidiada e barata.

Segundo Ponto: Muitos lugares tem pousadas bem caras, mas os campings são muitos e muito baratos.

Terceiro Ponto: Vc já deve estar acostumado, mas fui com um monte de cartão de crédito e só consegui sacar de um, e crédito. Não consegui sacar da conta ou débito. Cheguei a assustar de ficar sem grana.

Eu tava usando 3 luvas e punha a mão no motor pra esquentar (não era perto do motor, era encostando...)

--------------------------------
Conversa com Flávio Faria - Ushuaia em dez/2008

Caro Claiton,
essa viagem é um desafio para todos q resolvem empreendê-la. Você está começando pelo alto, não tenha dúvida. Depois dessa viagem, qualquer outra vai parecer "mamão-com-açúcar". Encontramos com muitos motociclistas da Europa e quase todos afirmaram q estavam ali nem tanto pelo cenário, mas para superarem um desafio q não encontram em outros lugares. Não se vê gente com pouca experiência por lá e nem motos de baixa cilindrada. A XT660, no nosso caso, pode ser considerada uma moto pequena.

Diversos estrangeiros me perguntaram se eu "ia voltar" naquela moto. Achei curioso isso, porque me parecia óbvio voltar nela, já q tinha chegado até lá. Bom, o fato é q as XTs não aguentaram a luta contra o vento. Uma fundiu o motor (bateu biela) e as outras duas tiveram a relação complemente detonada. A minha teve desgaste maior na coroa. Se tivesse levado uma relação extra teria sido uma viagem sem nenhum problema. Lembro q as circunstâncias da nossa viagem foram atípicas, porque viajamos com garupa e mais de 50 kg de bagagem (cada). Detonamos o upload das motos, sem a menor dúvida. Ficamos meio tranquilos, por lemos relatos diversos de pessoas com fizeram essa viagem de Biz 100, CG 125, Fazer 250 e todos foram "e voltaram", vivenciando problemas e prazeres diferentes.

Acho q você pode fazer uma excelente viagem na XT600. Aconselho, contudo, a sair de casa com uma relação nova e levar uma extra na bagagem. Se viajar sem garupa, melhor. Em condições de vento contrário (sempre), a impressão é q estamos rebocando alguma coisa muito pesada. Dominar a moto com garupa é muito complicado para quem não está habituado, particularmente quando temos q pilotar "inclinados" para a direita por milhares de km.

Porém, não desanime! Todos esses desafios são pequenos diante da grandiosidade da experiência e da beleza dos cenários. Uma coisa de louco! As imagens ficarão grudadas para sempre nas suas lembranças.

Se eu tivesse q viajar novamente para Ushuaia, não passaria por Bariloche. Embora seja um lugar belíssimo (região dos Lagos Andinos) é um cenário "menor" se comparado com as belezas lá de baixo. Mesmo considerando q todos os locais são extremamente maravilhosos, imperdível mesmo são as Torres del Paine (Puerto Natales, Chile), El Calafate (Glaciar Perito Moreno) e a Penílsula Valdez (Puerto Madryn). Todos os lugares valem a pena, mas penso q, uma vez traçado o roteiro, devemos nos concentrar em realizá-lo. Eu tenho me dado muito mal com improvisações. Prefiro sempre um trajeto mal planejado do que não ter nada em mãos.

Acho aconselhável fazer essa viagem com calma, com as quilometragens diárias dosadas com inteligência. Seria bom escolher alguns lugares estratégicos para pousar algo em torno de 2/3 dias seguidos, para evitar aquele desgaste excessivo no corpo.

Não se preocupe com sua falta de experiência. Seu bom-senso valerá muito mais do q ela. Pilote sempre com prudência, evitando os centros urbanos e as rodovias mais movimentadas. Onde for possível, contrate um passeio de van para os conhecer os locais mais distantes (fizemos isso na Península Valdez e Torres del Paine).

Bom, já falei demais e acho q acrescentei muito pouco. Estou aqui para te ajudar no q for necessário. Quando for montar seu roteiro me consulte. Penso q posso contribuir muito com os principais locais a serem visitados. Um grande abraço.

03 julho 2009

1) Ushuaia / 2010 - Roteiro


Mapa da ida - Saída 20/12/2010

Mapa da volta - Chegada(previsão) 20/01/2011

A saída da viagem para Ushuaia está marcada, 20.12.2010, os motores esquentando e as máquinas tem um ano e meio pra serem preparadas, essa época é uma das melhores do ano para essa viagem, a temperatura está um pouco mais amena, embora com ventos muito fortes, em determinados trechos a velocidade máxima das motos poderá ser de 6okm/h.

A cada nova informação estarei postando aqui no site todos os dados que estão sendo levantados para a viagem, a preparação das motos, equipamentos, roteiros, pontos de visitação, dados dos viajantes.

Uma viagem como essa é uma aventura, como objetivo, além de chegar ao "fim do mundo" é poder partilhar experiências, conhecer povos diferentes, ter a oportuinidade de falar da obra de Deus em nossas vidas, ver as obras que Deus colocou a nossa disposição nesta terra.

Que a partir de agora possamos enriquecer nossos conhecimentos e os de quem acompanharem os relatos que aqui serão colocados.



Quem somos

Minha foto
Claiton e Carla Bigliardi VStrom - DL650 - Suzuki